CATÓLICOS do OESTE | 2019, um ano de Escutismo

catolicos-do-oeste-e1480525558952Este ano de 2019 será um ano de grande festa e alegria para os escuteiros e população das Caldas da Rainha. A nossa cidade, através de proposta do Agrupamento 337, foi a escolhida para a realização da actividade de referência dos escuteiros da região de Lisboa que se chama S. Jorge. Esta é uma actividade que junta todos os escuteiros da região de Lisboa e que costuma ter mais de 7500 participantes e acontecerá no dia 28 de Abril. O lugar central será o Parque D. Carlos I onde será feita a cerimónia de abertura bem como a Eucaristia e cerimónia de encerramento. Será um dia histórico para o escutismo da nossa cidade dado que nunca se realizou uma actividade desta dimensão nas Caldas da Rainha. Durante o dia serão realizados jogos pela cidade, que levarão à interacção com a população, dinâmicas de serviço e muito convívio e troca de experiências. A realização desta actividade só é possível dado o apoio, desde a primeira hora, da Câmara Municipal, União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Couto e São Gregório e União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, a quem o Agrupamento 337 agradece profundamente.

Na sequência da escolha de local para a realização da actividade do S. Jorge foi também organizado nas Caldas da Rainha o Encontro de Guias Regional no dia 26 de Janeiro e que contou com mais de 80 jovens Guias da Região de Lisboa e teve lugar na Escola Primária do Avenal. Este encontro serve para a troca de experiências entre os Guias da Região ( o Guia é o jovem que dentro da sua unidade mais pequena de 6 a 8 elementos tem a responsabilidade de gerir e orientar) e também como preparação para o S. Jorge. Este é um encontro em que os jovens são eleitos para estar de acordo com o seu Núcleo (o nosso núcleo é o do Oeste e vai de Mafra a Alcobaça) e as Caldas da Rainha tem 3 representantes eleitos que participaram.

Ainda no fim de semana de 26 e 27 de Janeiro tiveram nas Caldas da Rainha cerca de 130 Caminheiros (a última secção do CNE composto por jovens dos 18 aos 22 anos) a comemorar o São Paulo, que é o Patrono desta secção, com uma actividade cheia de dinâmicas incluindo actividade de serviço nalgumas instituições da cidade. Esta actividade teve como local principal a Sede do Agrupamento 337 nas Águas Santas.

A realização de todas estas actividades na nossa Cidade são fruto do trabalho dos nossos escuteiros e visam dar a conhecer as Caldas da Rainha e as suas belezas, bem como mostrar à população a dinâmica e vivência de um movimento centenário que continua a crescer com uma proposta diferenciada e única.
Para além de todas estas actividades o Agrupamento continua as suas actividades normais sendo que este ano aceitou o desafio da animação de uma missa por mês e a próxima missa animada pelo Agrupamento terá lugar no dia 24 de Fevereiro às 12:00.

Deixamos ainda o apelo para todos os que queiram estar e partilhar connosco o nosso momento de Promessas, que este ano contarão com a presença do Chefe Regional e do Chefe de Núcleo dada a realização da Promessa de dois Dirigentes, estas serão às 16:00 de dia 23 de Março na Igreja Paroquial.

PS – A não perder a edição especial Escutismo da Gazeta das Caldas no dia 19 de Abril!

Fábio Santos
Chefe de Agrupamento 337
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5265
Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019